As doenças que mais afetam as mulheres têm maior chance de cura quando descoberto precocemente. Mas isso só acontece quando a realização de exames e consultas estão em dia.
Por isso é tão importante manter o seu check-up ginecológico em dia! No artigo de hoje, confira os principais exames que devem ser realizados na sua rotina de cuidados. Confira!
Quais são os exames realizados?
O tipo e a quantidade de exames realizados no check-up ginecológico dependem da idade, do histórico e da condição física da mulher. O médico deve analisar, por exemplo, a atividade sexual, o ciclo menstrual, entre outros fatores. De qualquer modo, listamos os principais a seguir.
- Ultrassonografia pélvica
É um exame de imagem em que um transdutor é colocado na barriga ou dentro da vagina (ultrassom transvaginal). Ele fornece imagens detalhadas do sistema reprodutor feminino, sendo usado para detectar doenças como a endometriose e ovários policísticos.
- Papanicolau
O ginecologista faz uma pequena raspagem do útero, cujas células coletadas são analisadas em laboratório. Dá para investigar anomalias na vagina e no útero, que podem indicar câncer e outros problemas.
- Rastreamento infeccioso
Trata-se de um exame de sangue no qual são testadas diversas doenças infecciosas. Entre elas, a candidíase, o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
- Colposcopia
Nesse exame, o ginecologista aplica uma substância que permite visualizar melhor os tecidos do útero e da vagina. Assim, pode identificar alterações que indicam tumores e infecções.
- Histerossalpingografia
Consiste em um raio-x com contraste usado para observar as estruturas das trompas e do colo do útero. É recomendado, principalmente, para detectar casos de infertilidade e infecções.
- Densitometria óssea
É um tipo de raio-x mais moderno, usado para medir a densidade mineral dos ossos. Desta forma, é recomendada para o diagnóstico precoce da osteopenia (perda de massa óssea) e da osteoporose.
- Mamografia
É o exame de imagem utilizado para detectar anomalias na mama, que podem indicar a formação de tumores. Por isso, a mamografia é a maior aliada no diagnóstico precoce do câncer de mama.
O médico também pode indicar outros exames complementares, dependo da idade e do estado de saúde da mulher, como:
- ecocardiograma;
- fezes e urina;
- teste de glicemia;
- colesterol total;
- entre outros.
Já faz quanto tempo que você realizou seu último check-up? Conte com um de nossos especialistas para te ajudar a cuidar da sua saúde. Agende a sua consulta clicando aqui!