Pedra na vesícula: o que você precisa saber 

Entenda o que é esta condição, causas e como tratar este problema

Compartilhe o Post

Entenda o que é esta condição, causas e como tratar este problema 

Quando foi a última vez que você pensou em sua vesícula biliar? Provavelmente nunca, certo? Bem, este pequeno órgão sobre o qual você não pensou muito é responsável por liberar bile para ajudar a quebrar os alimentos e ajudar na digestão. 

Assim como qualquer outro órgão, é preciso entender como ele funciona dentro do nosso corpo, não é mesmo? Portanto, acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro deste tema! 

O que é a vesícula biliar? 

Próximo ao intestino e colada no fígado, encontra-se a vesícula biliar. Esse pequeno órgão faz parte do sistema digestivo, sendo que a sua função é armazenar e liberar a bile no intestino para que seja feita a digestão das gorduras ingeridas durante as refeições. 

A bile é composta por diferentes substâncias. Quando ocorre algum desequilíbrio em sua composição, como excesso de colesterol, isso pode levar à formação de pedras, 

Essas pedras podem permanecer na vesícula biliar ou migrar para as vias biliares, causando obstruções e processos inflamatórios. Quando essas complicações acontecem, o paciente começa a manifestar se incômodos e dores, principalmente após as refeições. Esses desconfortos afetam sua qualidade de vida e levam à necessidade da realização da colecistectomia. Comumente a dor aumenta de intensidade o que é conhecido como dor biliar ou cólica biliar. 

Como se formam as pedras na vesícula? 

Um cálculo biliar se desenvolve quando a bile se acumula e endurece em uma pedra na vesícula biliar. O tipo mais comum são os cálculos biliares de colesterol, formados quando a bile está supersaturada com colesterol. 

Outro tipo de cálculo biliar é uma pedra de pigmento. São de cor escura (marrom ou preta) e consistem principalmente de bilirrubina e sais de cálcio, dois outros ingredientes da bile. 

Quais são os sinais de cálculos biliares? 

Algumas pessoas têm cálculos biliares, mas nem sabem disso; entretanto, os sintomas mais comuns associados aos cálculos biliares são indigestão, náuseas e vômitos. Se você tiver um ataque de vesícula biliar, poderá sentir dor na parte superior direita ou no meio do abdômen, abaixo da caixa torácica. Essa dor pode durar várias horas e pode ser intensa. 

O que pode aumentar a chance de surgir a pedra na vesícula? 

Embora ainda não saibamos a causa exata dos cálculos biliares, certos fatores de risco podem aumentar a probabilidade de lidar com eles em algum momento da vida. Além de ser mulher, aqui estão alguns outros fatores de risco: 

  • Ser obeso 
  • Ter mais de 40 anos 
  • Consumo de álcool pesado 
  • Fumar 
  • Estilo de vida sedentário 
  • Uma dieta pobre e rica em gordura 
  • Ser diabético 
  • Estar grávida 
  • Colesterol alto 
  • História familiar de cálculos biliares 

Há uma possibilidade de prevenir pedra na vesícula? 

Com uma mudança no estilo de vida, principalmente com foco em uma dieta mais saudável e evitando o álcool, é possível reduzir ou livrar-se de um ataque de vesícula biliar.  

Portanto, busque um plano alimentar com foco em frutas cítricas, legumes, vegetais verdes, grãos inteiros e sementes, além de realizar exercícios físicos. Além disso, reduza a ingestão de comidas fritas, produtos lácteos e carnes vermelhas gordurosas. 

Como tratar as pedras na vesícula? 

O tratamento para as pedras na vesícula, com ou sem sintomas, precisa ser feito e acompanhado pelo especialista no aparelho digestivo. Nesse sentido, é fundamental o diagnóstico o mais breve possível, pois pode evitar complicações maiores para a sua saúde, como pancreatite, coledocolitíase (quando a pedra migra para o canal da bile) e colangite (infecção do canal da bile), por exemplo.  

A intervenção é sempre feita de forma cirúrgica, por cirurgia robótica, procedimento mais inovador, menos invasivo e com um pós-operatório mais tranquilo, ou videolaparoscopia. Assim, sua vesícula biliar pode ser removida sem afetar sua saúde ou qualidade de vida. 

Cuide da sua saúde e evite as crises de pedra na vesícula. Entre em contato, agende sua consulta e receba todo suporte necessário para tratar este problema. 

Veja outros posts