Reeducação alimentar: por onde começar?

Reeducação alimentar: por onde começar?

Compartilhe o Post

A prática não tem necessariamente a ver com restringir, mas reorganizar a ingestão dos alimentos de forma mais saudável. Confira!

A reeducação alimentar é uma ferramenta usada para auxiliar no emagrecimento e evitar o “efeito sanfona”, que é o reganho de peso, pois promove a escolha de alimentos mais saudáveis, como frutas, vegetais e cereais integrais, que são ricos em fibras, ajudando no controle da fome ao longo do dia. Mas por onde começar?

No artigo de hoje, você confere algumas dicas para te ajudar. Acompanhe!

Dieta x Reeducação alimentar

Há diferença entre dieta e reeducação alimentar. A principal tem a ver com o prazo desejado para começar a ver os resultados. Isto é, as dietas apresentam respostas mais rápidas, enquanto que na reeducação alimentar o paciente precisa de mais tempo para ter os resultados — que, geralmente, têm efeito mais duradouro.  A reeducação costuma ser menos restritiva, o que facilita na adaptação do processo de emagrecimento. 

Por onde começar a reeducação alimentar?

Há algumas recomendações para começar a reeducação alimentar. Confira, a seguir, 6 dicas que vão ajudar no controle da fome e facilitar o emagrecimento saudável.

1- Mastigue os alimentos mais devagar

Mastigar bem e devagar os alimentos facilita o aumento do tempo durante as refeições, ajudando o cérebro a entender que o estômago está cheio e que se deve parar de comer, contribuindo para o controle da fome e promovendo o emagrecimento.

2- Priorize a ingestão de cereais integrais 

Os cereais integrais, como arroz integral, pão integral e macarrão integral, são ricos em fibras que ajudam a controlar a fome ao longo do dia, reduzindo a quantidade de ingestão de alimentos e favorecendo a perda de peso. Além disso, as fibras presentes nos cereais integrais também ajudam a diminuir a absorção de gordura dos alimentos, ajudando no emagrecimento saudável.

3- Beba de 1,5 a 3 litros de água por dia

Beber uma quantidade mínima de água por dia é importante, porque a bebida não contém calorias, e ainda ajuda a manter o estômago cheio, diminuindo a sensação de fome e a vontade de comer.

4- Inclua à sua dieta 3 porções diárias de fruta fresca 

As frutas frescas, como maçã, laranja, pera, morango e banana, são ricas em fibras, que ajudam a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer ao longo do dia, favorecendo o emagrecimento. Além disso, ajuda a diminuir a vontade de comer doces, reduzindo a quantidade de açúcar e calorias da dieta, e prevenindo situações, como obesidade e diabetes, por exemplo.

5- Pratique atividades físicas regularmente 

Praticar atividades físicas regularmente, de 3 a 5 vezes por semana e com duração de 30 a 60 minutos por dia, é fundamental, pois os exercícios físicos promovem a liberação de hormônios do prazer, como endorfina e dopamina, evitando a ansiedade e a compulsão alimentar. As atividades físicas também aceleram o metabolismo, favorecendo a queima do excesso de gordura corporal e ajudando na perda de peso.

Quer perder peso ou mudar seus hábitos alimentares? Conte com a nossa equipe para te auxiliar neste processo! Você terá acesso a um plano alimentar personalizado de acordo com a sua necessidade. Agende a sua consulta!

Veja outros posts