Só mais um pedaço de bolo, só mais um bombom… e aquela torta depois do almoço? O fato é: a sobremesa é algo muito forte na nossa cultura. Por isso, o consumo excessivo de doces e açúcar é um dos hábitos que grande parte da população tenta lutar para mudar, mas acaba não conseguindo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º maior consumidor mundial de açúcar! De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Ministério da Saúde, os brasileiros tendem a comer doces pelo menos 5x na semana, o que pode acabar arruinando o plano de uma alimentação equilibrada e saudável.
Mas como reduzir isso? Antes de colocar em prática qualquer estratégia, é necessário reconhecer o motivo por trás dessa mudança. A nossa mente tem um impacto gigantesco nas nossas ações! Portanto: alinhe seu propósito, pois não existe mudança de hábito sem objetivos!
Tendo isso em mente, temos algumas dicas que podem te ajudar a reduzir o consumo de açúcar e doces na rotina do dia a dia. Acompanhe!
- Tente evitar ter doces ao seu alcance
Não compre, não tenha em casa, não acumule! Esta medida pode ser muito eficaz por si só, já que o acesso aos doces será mais difícil e consequentemente, diminuirá as chances de uma “recaída”
- Mude sua rotina alimentar
Aumente o consumo de alimentos que trazem mais saciedade e que diminuem a vontade de açúcar: os que possuem em sua composição um aporte maior de triptofano e magnésio são os mais indicados, já que essa substância age na produção de serotonina (hormônio da felicidade) e, por consequência, reduz o desejo por doces.
Amêndoas, castanhas, nozes, banana, tâmaras, grão de bico, feijões, ervilha, e ovos são alguns alimentos da lista.
Conte com um nutricionista para criar um plano alimentar personalizado para você!
- Durma bem!
E evite dormir muito tarde! Dormir mal aumenta alguns hormônios, como cortisol, que levam a maior apetite e aumentam o consumo de doces.
- Quer comer um docinho? Saiba escolher o melhor momento
Prefira comer doces após o almoço, pois já estará satisfeito e a quantidade ingerida tende a ser bem menor!
- Fuja das mudanças radicais
O radicalismo tende a perder efeito a longo prazo, o que pode se voltar de maneira totalmente negativa para o paciente.
Portanto, tente ir reduzindo a frequência e as porções aos poucos! Se comia doces todos os dias, tente 3x/semana, 2x/ semana… e aí em diante.
Invista na mudança de hábitos a longo prazo.
- Se está mesmo com muita vontade de comer algum doce, coma!
Isso mesmo! Às vezes você vai tentar substituir por uma infinidade de coisas e vai terminar comendo o doce mesmo assim.
Portanto, não se prive. É possível comer doces de maneira consciente, e mesmo assim ser saudável…
O equilíbrio é a chave para o sucesso. Seja feliz!
- Trabalhe o seu autocontrole
Para muitas pessoas, o consumo excessivo de açúcar torna-se um vício e a necessidade de saciar esta vontade pode parecer incontrolável, mas não é.
Comer menos doces depende muito da força de vontade e autocontrole da pessoa.
Portanto, mantenha seu foco e lembre-se dos seus objetivos!
Pode parecer difícil no início, mas com o tempo irá se tornar natural.
Se você gosta desse tipo de conteúdo e quer saber mais sobre como viver com saúde, nos acompanhe! Por aqui, você vai achar diversos conteúdos interessantes sobre várias especialidades da medicina!