Comece o ano mais leve, cuidando da sua mente e promovendo mais qualidade de vida
O primeiro mês do ano prioriza o cuidado à saúde mental. E esta postura vem em forma de campanha, com o Janeiro Branco. Assim, tenta compartilhar a importância de dar atenção à sua mente e, acima de tudo, praticar o autocuidado.
Acompanhe o artigo e fique por dentro da campanha.
Afinal, o que é o Janeiro Branco?
Em suma, Janeiro Branco é a campanha de conscientização em torno da saúde mental, onde são compartilhadas informações para entendermos a relevância de se cuidar.
Nesse sentido, em tempos de pandemia, manter o cérebro em harmonia passou a ser essencial, de forma a entender como o contexto atual pode afetar o indivíduo ou o próximo, e de que formas agir para lidar melhor com tais situações.
Muitas pessoas ainda estão em isolamento e, com isso, enfrentam grandes consequências pelo impacto causado pelo coronavírus. E estas consequências provocam um adoecimento psíquico, que pode deixar marcas profundas a longo prazo.
Que sinais podem servir de alerta sobre a sua saúde mental?
É fundamental que o indivíduo saiba reconhecer alterações físicas e psíquicas do organismo e, com isso, procure auxílio de um especialista o mais breve possível.
Nesse sentido, alguns sinais são alertas de que sua saúde mental ou de alguém que conheça não está bem. Estes alertas podem ser:
- Surgimento de Ansiedade;
- Medo e perturbações incomuns;
- Irritabilidade;
- Insônia ou sonolência excessiva;
- Falta de apetite ou fome em demasia;
- Baixa concentração;
- Desânimo ou aceleração;
- Dificuldade para relaxar ou ficar rememorando acontecimentos do dia;
- Dores no corpo persistentes (cabeça, estômago e alergias cutâneas);
- Tremores;
- Inquietação e desesperança.
De que forma posso preservar minha saúde mental?
Com todo este cenário, é fundamental que a gente redobre os cuidados, principalmente com a nossa mente, que é o que nos guia dia após dia. Assim, podemos tomar algumas ações que ajudam a manter a saúde mental em ordem.
Não sobrecarregue a mente com informações em excesso
Estar atualizado com as notícias é bom, mas o excesso dessas informações, principalmente nesse período, pode aumentar ainda mais os níveis de ansiedade e estresse.
Pratique exercícios e alimente-se bem
Mantenha a balança equilibrada, fazendo atividades físicas e comendo de forma saudável. Assim, você evita reações adversas do seu corpo e promove ainda mais qualidade de vida.
Esteja próximo de quem ama
Ter a companhia das pessoas que ama faz muito bem para a saúde, e induz a mente a produzir mais endorfina (hormônio responsável por melhorar nosso humor).
Tenha momentos de lazer
Tire pausas da sua rotina e promova momentos de paz e alegria com as pessoas que ama. Aproveite com intensidade cada minuto de prazer com sua família e/ou amigos!
Priorize uma boa noite de sono
Recarregue sua mente de maneira adequada. Logo, respeite o tempo que for necessário para um sono de qualidade. De modo geral, nosso relógio biológico recomenda 8 horas de sono, porém este período varia de pessoa para pessoa.
Não deixe de procurar ajuda profissional!
Além de colocar todas estas dicas em prática, não esqueça do mais importante: busque ajuda especializada para cuidar da sua saúde mental corretamente.
Portanto, conte com a psicologia e psiquiatria da Clínica Bem Estar, agende seu horário e tenha o diálogo que precisa com estes profissionais. Coloque em prática tudo aquilo que lhe for indicado e pratique o autocuidado. Janeiro Branco precisa ser um mantra para o ano inteiro!