Atividade física faz um bem incrível para o corpo e para mente! Você sabia que, mesmo durante a gravidez, a prática é recomendada? Sim. É isso mesmo. Com a devida moderação, os exercícios podem tornar a gestação mais prazerosa.
Acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo sobre os benefícios dos exercícios durante os nove meses de gestação.
Gestantes e a atividade física
As mulheres enfrentam uma série de alterações fisiológicas e anatômicas que podem trazer desconfortos durante a gestação. Com exercícios específicos e orientados, é possível evitá-los e permitir que tenham uma gestação mais segura e tranquila. Práticas, por exemplo, focadas no assoalho pélvico ajudam a controlar a incontinência urinária, situação em que se perde o controle do xixi. Além disso, incluir a atividade física na rotina, principalmente quando aliada a uma dieta balanceada e rica em nutrientes, também pode ajudar no desenvolvimento do feto, garantindo que ele cresça de forma saudável dentro do útero.
Confira, abaixo, alguns exercícios liberados para gestantes
Musculação
A musculação serve para fortalecer e alongar os músculos, sendo feito exercícios de repetição controlados através da respiração. Na gestação, auxilia no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, ajudando a sustentar o peso do bebê e o parto normal. Também fortalece a musculatura do abdômen e ajuda a manter a postura.
Natação
A natação é uma das atividades que mais trabalha o corpo, combinando movimentos de braços e pernas, queimando tantas calorias quanto a corrida. Auxilia na tonificação muscular e aumenta o fôlego.
Pilates
O Pilates, atividade que busca controlar os músculos do corpo, fortalece a musculatura e melhora o tônus. Ajuda a fortalecer a musculatura do abdômen, tornando mais fácil sustentar o peso do bebê e preparando o corpo para o parto normal.
Dança
A dança é uma arte corporal cadenciada por movimentos e ritmos harmônicos que promove o relaxamento, diminui a ansiedade, ajuda a aumentar a capacidade respiratória, a queima de gorduras, o alongamento dos músculos e o relaxamento muscular.
Ioga
A Ioga trabalha o corpo e a mente de forma interligada, auxiliando na diminuição do estresse, ansiedade, dores corporais e equilíbrio, além de aumentar a flexibilidade, o tônus muscular e promover o bem-estar. O exercício ajuda também na boa forma no pós-parto, fortalecendo as costas, peito e períneo.
Cuide-se!
A prática de atividades físicas de maneira moderada durante a gravidez é saudável e benéfica tanto para a mãe quanto para o bebê. Mas, ela deve ser liberada pelo médico e respeitar as limitações do corpo da gestante.
Quer saber mais? Entre em contato e agende a sua consulta. Você merece ter um suporte médico de qualidade para seguir sua gestação com todo conforto.