Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada três anos são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Nos homens é o segundo câncer mais incidente, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
O câncer de próstata normalmente acomete homens mais velhos, sendo considerado raro naqueles com menos de 40 anos. As estatísticas mostram que 6 em cada 10 casos são de pacientes com mais de 65 anos.
Mas felizmente, atualmente existem exames que são capazes de rastrear os tumores (por menores que sejam) e permitem aos médicos eliminá-los precocemente.
Acompanhe esta leitura e conheça 2 deles: A dosagem de PSA a ultra da próstata
- Dosagem de PSA
A dosagem de PSA é um exame de sangue que avalia a quantidade do antígeno prostático específico (PSA), uma proteína produzida pelo tecido da próstata, mas também pelas células cancerosas. Os valores sugeridos como referência variam ao longo da vida:
- até os 49 anos, considera-se de 0 a 2,5 ng/ml como normal;
- entre 50 e 59 anos, o limite sobe para até 3,5 ng/ml;
- entre 60 e 69 anos, até 4,5 ng/ml;
- entre 70 e 79 anos, até 6,5 ng/ml.
Mas além do tumor, os níveis de PSA podem variar em função de outros fatores. Por exemplo:
- hiperplasia prostática benigna (HPB);
- prostatite (inflamação da próstata);
- manipulação local (por conta de massagem, biópsia etc).
- Ultrassom da próstata
Também conhecido como ultrassom trans retal, este é um exame de imagem que tem como objetivo avaliar a saúde da próstata, podendo identificar alterações e lesões presentes na região e que podem ser indicativos de infecção, inflamação ou câncer de próstata, por exemplo.
O ultrassom é normalmente é recomendado para homens a partir dos 50 anos, porém, caso o homem tenha histórico de câncer de próstata na família ou tenha tido alguma alteração no exame de PSA, pode ser recomendada a realização desse exame antes do 50 como forma de prevenção!
Como saber quando realizar os exames de câncer de próstata?
A recomendação é que os exames sejam realizados em homens acima dos 50, no entanto, há exceções, como nos homens com histórico de câncer de próstata em familiares de primeiro grau, nestes casos, a avaliação deve começar aos 40 anos ou em pessoas com sinais sugestivos para a doença com seus principais sintomas, que são:
- diminuição do jato da urina;
- aumento da necessidade de urinar (durante o dia ou à noite);
- dificuldade para urinar;
- presença de sangue na urina.
Nestes casos, o primeiro e mais importante passo é ir ao médico regularmente e seguir todas as recomendações e indicações! Conte com a Bem-Estar Maricá para cuidar da sua saúde.