Mastalgia é o termo que utilizamos para falar sobre uma dor nas mamas que tende a ocorrer com uma frequência e pode incomodar muito a mulher! Geralmente essa dor nas mamas tem causa benigna e não deve gerar aflição por parte da paciente. A principal causa envolve alterações hormonais.
No artigo de hoje, você confere mais sobre o assunto.
Causas
Embora as causas do transtorno não sejam muito bem estabelecidas, as evidências apontam para uma associação de alterações hormonais, metabólicas e emocionais.
Tipos
A mastalgia pode ser classificada de três formas: cíclica leve, cíclica moderada e severa e acíclica
- Cíclica leve: dor ou desconforto que aparece nos três primeiros dias antes do período menstrual;
- Cíclica moderada e severa: dor mamária com duração superior a uma semana. Sua intensidade é importante a ponto de interferir nas atividades da mulher, incluindo exercícios físicos!
- Acíclica: dor mamária que não está relacionada ao ciclo menstrual, podendo ser contínua ou ocasional. É mais comum no período da menopausa e pode estar relacionada aos quadros de inflamação das mamas, traumas, cistos mamários ou gravidez.
Tratamento
Quando a avaliação com o mastologista é realizada, muitas vezes o esclarecimento sobre a dor já é o suficiente para início do tratamento, e consequentemente, alívio dos sintomas. Em outros casos, pode ser necessário realizar exames complementares, como a mamografia e a ultrassonografia.
O controle da Mastalgia é feito por diversos métodos diferentes, como o uso de contraceptivo, analgésicos comuns, compressa morna e mudanças de hábitos.
Você sofre com dor na região das mamas? Então, agende sua consulta e conte comigo para te auxiliar e te ajudar a recuperar sua qualidade de vida.