Entenda melhor o que é o Dopplerfluxometria e como funciona.
A gravidez é um período único e delicado. O pré-natal é uma etapa muito importante para a prevenção e detecção de doenças ou condições, uns dos exames solicitados pelo médico é o dopplerfluxometria obstétrico.
No artigo de hoje vamos explicar o que é o dopplerfluxometria, como funciona e para que serve este exame. Acompanhe!
O que é o Dopplerfluxometria obstétrica?
O exame de dopplerfluxometria é um tipo de ultrassom que avalia a circulação sanguínea da mãe, da placenta e do feto. O doppler faz parte do conjunto de exames morfológico, ele analisa as três artérias principais: artéria umbilical, artéria uterina e a artéria cerebral média.
Para que serve o Dopplerfluxometria obstétrica?
Este exame tem como objetivo investigar o risco da paciente desenvolver pré-eclâmpsia, que é a hipertensão arterial durante o período da gravidez, mas também possibilita o médico analisar o desenvolvimento fetal.
A paciente deve estar atenta a sinais como, inchaço nas mãos, pés e olhos pois são sinais de alteração na pressão arterial.
Como é feito o exame?
É um exame não invasivo, indolor e que não exige preparo o aparelho utilizado é o mesmo do ultrassom, mas a função de medir fluxos sanguíneos é ativada. Geralmente é solicitado pelos durante a 3° trimestre de gestação, não costuma ser um exame de rotina, mas é muito importante para a saúde do bebê e da mãe, pré-eclâmpsia é uma condição grave.
O acompanhamento médico e os exames do pré-natal são muito importantes para um desenvolvimento saudável do bebê e da mãe, agende o seu exame na Bem estar Maricá!