A puberdade é um processo único, longo e cheio de descobertas na vida de uma mulher! E este novo ciclo tende a ser um momento onde permeiam dúvidas, questões e desconforto. Por isso, o acompanhamento ginecológico é extremamente importante para que essa menina se sinta confortável e confiante durante todo este processo!
A transição da ida ao pediatra para a ida ao ginecologista deve ser feita para que o profissional consiga responder e auxiliar em todas as questões, preocupações e decisões que começam a surgir durante a puberdade.
A idade média da menstruação para a maioria das meninas ocorre entre 12 e 13 anos, e a primeira visita deve ser feita entre 13 a 15 anos.
Além das consultas anuais de check-up, são recomendadas consultas quando:
- Já se passaram três meses ou mais desde seu último período;
- Dores na menstruação ou sangramento que demore mais tempo que o habitual;
- Menstruação desregulada;
- Sexo (vaginal, oral ou anal) ou contato sexual íntimo;
- Há corrimentos.
A visita ao ginecologista vai ajudar sua filha a aprender a cuidar de seu corpo durante essas mudanças, para que seja possível reconhecer sinais de futuros problemas ou condições.
Também é uma oportunidade de proporcionar a ela a chance de tirar dúvidas sobre menstruação, incluindo dor, fluxo de períodos, tempo do ciclo, sangramento entre períodos e formas de lidar com síndrome pré-menstrual (TPM), além de dividir informações pessoais e privadas que sua filha pode não se sentir confortável discutindo com você discuta quaisquer preocupações relacionadas à sua sexualidade.
Como é feita a primeira consulta
Na maioria das vezes, a primeira visita ao ginecologista não inclui um exame pélvico, e o Papanicolau geralmente não é necessário para mulheres com menos de 21 anos, a menos que estejam passando por condições como fluidos vaginais incomuns, ou caso sejam sexualmente ativar ou com histórico de problemas ginecológicos.
Durante a primeira consulta são feitos:
- Um exame geral de saúde no qual que o ginecologista irá verificar altura, peso e pressão arterial;
- Exame genital externo;
- Um exame de mama, para verificar que não há nódulos ou dor nos seios;
- Uma conversa entre o médico e sua filha sobre sua saúde ginecológica geral;
Antes da consulta, certifique-se de que sua filha saiba:
- Se o médico for homem, uma enfermeira ou assistente também deve estar na sala durante o exame;
- Ela pode pedir para ver uma médica;
- Ela pode pedir para que sua mãe, irmã ou um amigo fiquem no quarto com ela durante a visita se isso a deixar mais confortável;
- Ela pode fazer perguntas sobre o que vai acontecer para que ela saiba o que esperar;
- Ela pode perguntar ao médico sobre manter as coisas que discutem em particular.
A primeira consulta ginecológica para uma adolescente visa construir um relacionamento positivo com o seu corpo e garantir que ela faça todas as coisas certas para cuidar de seu corpo e desenvolva um senso de confiança com seu profissional de saúde! Conte com a Bem-Estar para te ajudar neste processo! Agende sua consulta.